Publicado em Deixe um comentário

Shine

450g manteiga
180g açúcar refinado
200g chantilly (líquido e gelado)
Preparo:
Corte a manteiga em cubinhos e leve para a geladeira. Bata na batedeira o chantilly (desses prontos), com o açúcar. Aos poucos vá acrescentando os cubos da manteiga, sempre em velocidade baixa. Use o batedor tipo raquete. Quando já estiver tudo incorporado, troque o batedor (coloque aquele tipo globo, de aros). Aumente para a velocidade média. Vai parecer que está desandado, talhado. Não se apavore! É isso mesmo! Continue batendo até que o líquido esteja incorporado.
O Shine recebe super bem o uso de corantes! Use os em gel ou os hidrossolúveis. Pega mais fácil as cores do que qualquer outra cobertura. Então, na hora de pensar em cobrir seu bolo de vermelho ou preto, que são cores difíceis, pense seriamente em usar o Shine. 

Publicado em Deixe um comentário

Muffins Macios

Pensa em uma coisa boa! Multiplica!

Esses pequenos bolinhos, apesar de as vezes terem aspecto de mais durinhos, são super macios!

Mas porque não chamá-los de cupcake?

Vamos lá:

  • Muffin não tem coberturas! O diferencial do Muffin é ser gostoso. Ponto! Nada de coberturas exuberantes (nem mesmo eu que amo um glitter caio na tentação de colocar um brilho em um muffin)
  • Muffin sempre é acompanhado de ingredientes saudáveis: aveia, iogurte, frutas são variações de muffins
  • A gordura empregada sempre é de forma líquida, mesmo a manteiga, que deve ser derretida previamente
  • Muffin é batido a mão! Isso mesmo! Nada de batedeiras!
  • Por ter ingredientes mais saudáveis e não usar a batedeira, geralmente são mais densos que os cupcakes.

Muito bem…nota 10 na explicação e a receita? Vamos lá! Essa eu adaptei da famosa Larousse. Fica escandalosamente deliciosa:

Ingredientes:

30g de manteiga derretida (use manteiga, não margarina e derreta no micro)

1 ovo

8 colheres de sopa de açúcar

150g creme de leite fresco (aqueles da garrafinha)

120g farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher de sopa rasa de fermento

70g de frutas ou sementes

Preparo:

Bater com um fouet o ovo com o açúcar até ficar clarinho. Ir acrescentando, aos poucos e alternadamente a manteiga derretida e o creme de leite fresco. Lembre que o creme de leite aera ao ser batido, então guarde a força do seu bíceps para quando chegar a vez dele ser colocado.

Após a mistura dos líquidos estar homogenizada, coloque a pitada de sal, o fermento e a farinha peneirada (eu gosto de peneirar enquanto estou colocando na massa).

Por último coloque as frutas ou sementes. Depois de acrescentar as frutas leve imediatamente ao forno.

Se quiser usar frutas congeladas fique a vontade! Morangos, framboesas, mirtilos congelados ficam deliciosos em muffins. O truque para eles não descerem é passar antes em um pouquinho de farinha.

Frutas frescas que ficam uma delícia: maçã, maçã, maçã. Eu já falei em maçãs? Brincadeira… pode usar também uvas pretas, passas,  banana, ameixa seca e frutas cristalizadas,(ops… essas não são frescas!) A regrinha de usar um pouco de farinha também vale aqui.

Sementes: papoula, caju, amendoim (esse eu acho que rouba muito o gosto, mas dá também), gergelim. Não precisa passar na farinha.

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a massa em pelotines (coloque um pouquinho a mais da metade da forminha)  e posteriormente nas forminhas de metal para contenção da massa. Leve ao forno por 25 minutos.

Rende entre 6 e 9 muffins.

 

Publicado em 1 comentário

Técnica Lantejoula

Bolo Lantejoula Dourado

Não é lindo?

A técnica é bastante simples e o efeito é sensacional!

Primeiramente forramos o bolo (serve também para docinhos, quindins) com os confeitos figura CONFETE. Esses confeitos vem em dois tamanhos. O tradicional (Confete) e os menorzinhos (Mini Confete). Eles têm duas apresentações: 50g e 250g.

Processed with MOLDIV
Processed with MOLDIV

bolo-lantejoulas-confeito-confete

Caso o bolo ou doce já tenha uma cobertura aderente, como os forrados com merengue, glacê real, doce de leite, chantininho ou mesmo os docinhos como quindim ou brigadeiro é só salpicar o confeito em toda sua superfície.

Processed with MOLDIV
Processed with MOLDIV

aplicando-confeitos-no-bolo

Caso queira usar um bolo de pasta americana ou um bolo falso, use o CMC. No caso do bolo falso não precisa nem forrar de pasta americana antes, pois a ideia é ter textura. Nesses dois casos, dilua o CMC (para 100ml de água, 1 colher de chá de CMC) e aplique em toda extensão do bolo com auxílio de um pincel

.rolando-o-bolo

Prepare a cobertura dourada (pode ser outra cor, desde que use os pós de revestimento: azul, verde, rubi, perolado, bronze). Use a seguinte proporção:

30ml de álcool de cereais

1 colher de cafezinho de pó de revestimento

Processed with MOLDIV
Processed with MOLDIV

Neste dia eu usei o pó de revestimento dourado da Fabi. Eu amo. Ele deixa o dourado bem fechado. Mas também recomendo o da marca Sugar Art. É fantástico também. Deixa bem metálico.

Coloque o frasquinho no seu aerógrafo manual e borrife toda superfície.

Processed with MOLDIV
Processed with MOLDIV

 

Importante:

  • Pode usar em bases sem terem sido coloridas antes, como chantilly/pasta americana/merengue brancos.Com os corantes de revestimento não precisa ter colorido seus glacês previamente.
  • Os corantes de revestimento, como o nome já diz, são só para superfície e podem ser usados em chocolates também, mas jamais para tingir.
  • bolo-lantejoula-confeito-dourado-fabi14397481_1060158787431876_1665252657_nbolo-lantejoulas
Publicado em Deixe um comentário

Dicas para Pasta Americana

Dicas de Pasta Americana

Não adianta! Pasta americana é prática! Se tu brincaste de massinha quando criança já vai se familiarizar mais e quem sabe até bater um saudosismo de quando fazíamos centopeias de bolinhas. Mas não espere virar um Buddy desde a primeira vez! Repita, repita, repita.

Seguem dicas preciosas:

1.Não colocar a pasta americana na geladeira

Bolo coberto com pasta americana não vai à geladeira. Pasta americana não é compatível com umidade!

Usando o mesmo princípio, não se cobre com pasta americana bolos gelados ou que tenham muita umidade (não quer dizer que vamos fazer um bolo seco, mas não pode estar molhado).

2.Abra a pasta preferencialmente em silpat

O ideal é utilizar o silpat, pois esses tapetes de silicone não alteram a textura original da pasta. Caso não tenha, faça um trouxinha (pode usar um perfex novo) com açúcar impalpável ou amido.

Não vá usar o perfex que estava sendo usado para enxugar a pia, viu?

pasta-americana-no-silpat

3.Pastas Coloridas

A Mix tem cores lindas! Mas nem sempre vai se usar 500g da mesma cor, ok? Então use e abuse dos corantes em gel. Não use corantes líquidos (olha o mantra: pasta americana não gosta de umidade).

As pastas recebem bem os corantes e maturam após secarem, então para cores claras, não use muito. O corante vai escurecer mais depois.

A pasta recebe muito bem os pós aveludados, pós de decoração tipo glitter e os pós de cobertura (dourado, prateado, perolados). Usando-os com pincel ou no aerógrafo (diluídos em álcool de cereais). Para pequenos detalhes pode-se diluir os pós no gel de brilho e usar com pincel, como se fosse uma tinta têmpera (continue matando a saudade da infância). Para esse uso de corantes de superfície, espere 30 minutos após cobrir seu bolo, pois usando-os imediatamente após a cobertura, a tendência é que “suguem” o corante, pois a pasta ainda estará levemente úmida.

4.Tampe sua pasta

A pasta americana resseca ao contato com o ar. Mantenha sempre fechadinha, com o mínimo de ar possível. Ela vai tomando forma depois de 30 minutos. Ou seja, depois deste tempo voltar a manuseá-la vai deixar aspecto de rachado.

5.Sobras podem e devem ser utilizadas

Guarde separadas por cores, usando o princípio de menos ar possível e fora da geladeira. Quando for reutilizar, amasse bastante. Se ainda assim estiver muito dura, aqueça no micro-ondas por 5 segundos. Siga amassando.

Se virou pedra, esqueça. Pegou ar e não voltará a ter maleabilidade.

sobras-de-pasta-americana

6.Cole com CMC

O CMC é a colinha da pasta americana. Para grudar uma peça na outra use ele diluído em água. A clara de ovo também faz a função de cola, porém como se usa crua, a chance de uma contaminação por salmonela é existente, não vale a pena. A proporção é de 100ml de água para 1 colher de chá de CMC.

Para colar a pasta no bolo use doce de leite, geleias, ganache ou algum creme consistente.

cmc-diluido

7.Use rolo e pá alisadora de PVC

Eles são bem baratos e não grudam na pasta. Os de madeira podem deixar frisos na pasta.pa-alisadora

  1. Não abra demais

A pasta americana muito fina rasga ou gera rachaduras. Uns 5mm são o ideal.

  1. Não use água para tirar as rachaduras

Demorou com sua pasta aberta? Ficou fina demais? Rachou? Não vai usar água para tentar fazer o remendo. Piora ainda a situação. O negócio é esfregar com a pá alisadora delicadamente. No máximo dê uma “sujadinha” com os dedos em manteiga, passe levemente por cima do problema e siga com a pá alisadora…d-e-l-i-c-a-d-a-m-e-n-t-e.

  1. Chantilly não pega em pasta americana

Para fazer as decorações, use glacê real!

Publicado em 12 comentários

Chantininho para Bico Russo

Receita de Chantininho para Bico Russo:

Ingredientes:

500g chantilly (Norcau Premium, Amélia, Bunge)
50g pó para preparo de glacê real
100g leite condensado (meia caixinha)
100g leite em pó

Em uma batedeira, coloque o chantilly que já deve ter sido resfriado por 12h no refrigerador e comece a bater. Assim que começar a firmar, coloque o pó de glacê real e o leite em pó. Por último adicione o leite condensado, aos poucos. Deixe bater até ficar estruturado.

Esse glacê pode ser tingido com corante em gel ou pós aveludados e tipo Gran Chef.

Coloque na manga e saia fazendo suas maravilhas!

Fica bem firme, liso e sem bolhas. Perfeito para o uso em bicos russos.

Publicado em Deixe um comentário

Crumble para Celíacos

Tenho duas amigas muito queridas que têm restrição à gluten. Como sou como aquela bruxa do João e Maria que ama dar doces a todo mundo que gosto, fui adaptando receitas e acabo descobrindo que algumas ficam mais gostosas até mesmo que a original.

Foi então que fiz o Crumble para celíacos. Ficou uma delícia!

Ingredientes:

3 maçãs (as caldosas ficam melhor)

1 limão

1 pitada de noz moscada

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sobremesa de canela em pó

125g farinha de amêndoas

50g farinha de arroz

2 colheres de sopa de açúcar demerara

2 colher de sopa de margarina (aquela que é boa pro coração)

Preparo:

Picar as maçãs. Deixar de molho em um água com suco do limão, o açúcar mascavo, a noz-moscada e a canela em pó. A quantidade de água é só o suficiente para cobrir as maçãs.
Faça farofa com a margarina gelada, a farinha de amêndoas, farinha de arroz e o açúcar demerara, mexendo com as mãos em movimento de pinça

crumble (1).IMG_2130[1]

Escorra as maçãs, coloque no fundo de ramequins, tigelinhas ou mesmo de xícaras de louça. Cubra com a farofa.

Leve ao forno médio por 15 minutos ou até que perceba que a farofa está dourada.
Pode comer quente ou frio. Acompanhado ou não de chantilly ou sorvete.

É super rápido de fazer e vai deixar suas amigas celíacas bem felizes!

 

Publicado em 2 comentários

Nega Maluca Fofinha

Serve para fazer cupcakes (fofinhos), serve como base de bolos.

É deliciosa e muito, mas muito fofinha!

Como sempre,vou encher de dicas!

Ingredientes:

3 ovos inteiros

1 xícara e meia de açúcar refinado

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de óleo (não gosto de usar o de soja, fica pesado)

1 xícara de chocolate em pó 50% (por  favor, não substitua por aquela marca de achocolatado famosa…)

1 pitada de sal

1 xícara de água quente

1 colher de cafezinho de canela em pó

Preparo:

1a dica: Coloque os ingredientes na ordem apresentada. Tudo tem um porquê…

Bata os 3 ovos inteiros com o açúcar até ficar clarinho (fica uma gemada branquinha)IMG_4193IMG_4196IMG_4198

Acrescente o chocolate em pó. Use na velocidade mais baixa que puder, senão vai fazer uma nuvem marrom na sua cozinha. Como eu sei? Eu deixei sem baixar a velocidade! 🙂

IMG_4197IMG_4199

Logo em seguida coloque a farinha. Peneire antes a sua farinha. Parece bobagem, mas faz uma diferença enorme!

IMG_4200

Coloque o óleo. Eu prefiro os mais leves: milho, canola, amendoim. A única opção que não rola mesmo é o de soja, que é muito pesado.

IMG_4206

 

Agora sim, o sal.

IMG_4203

Esquente a água e use a mesma xícara do óleo para colocá-la. Já vai ajudar a limpar a xícara!

Porque colocamos a água só agora? Se colocássemos antes iríamos cozinhar as gemas. Como agora elas estão bem misturadas, não se corre mais esse risco.

IMG_4204

Coloca-se a canela. E porque da canela após a água quente? O calor irá ativar o aroma da canela!

IMG_4207

Finalizando o fermento. Deixa-se por último, porque ele assim que recebe o calor já começa a ativar, então para ser um processo ininterrupto, o ideal que daqui já vá para os pelotines que já estão nas forminhas. Coloque 2/3 da altura do pelotine (a nega vai crescer).

Coloca-se no forno que já estará pré aquecido (temperatura média).

IMG_4208IMG_4218IMG_4220IMG_4221

O legal de entender esse processo é que as vezes a receita pede forno pré aquecido  e a gente nem sabe porque. É pro fermento crescer continuamente, sem pausas.

Lembre que os pelotines devem estar dentro de forminhas ou aros de contenção. Eu amo as formas de pão de mel, pois os cupcakes ficam bem retinhos. Não precisa por o fundo neste caso. Só precisa por todas dentro de uma assadeira para levar ao forno.

IMG_4216

As vezes a batedeira deixa de bater o fermento e ele tem que estar bem incorporado à massa. Neste caso, misture com uma espátula, para que tenha certeza que ele foi bem misturado.IMG_4213

Marque 20 minutos e teste com um palito. Se estiver sequinho, desligue. Tire seus cupcakes e espere esfriar para depois confeitar.

IMG_4233

Não adianta ter pressa para confeitar, pois com o calor do bolinho a cobertura cai mesmo.

IMG_4238

Independente da sua receita (existem milhares de receitas maravilhosas), lembre das dicas, pois elas servem para qualquer bolo bem executado. Garante sabor e maciez.

IMG_4266

 

Publicado em 28 comentários

Merengue Suíço – Marsmellow

O Merengue Suíço, também conhecido como Marsmellow é um glacê extremamente versátil e muito fácil de fazer.

Fazendo direitinho, ele não dessora, não cai. É perfeito para coberturas de bolo, de cupcakes, acompanhamento de sorvetes, cheesecakes.

Ingredientes:

1 medida de claras

2 medidas de açúcar refinado

Como assim? Explico…

Nem todo ovo tem o mesmo tamanho, certo? Então não se deve medir por quantidade de ovos. Como esse merengue pede precisão, vamos usar medidas.

Por exemplo: para 100g de claras, 200g de açúcar

Ou melhor… 1 xícara de claras, 2 xícaras de açúcar

Eu usei 1 potinho de claras e 2 potinhos (na mesma altura) de açúcar.

IMG_3936

Geralmente uso para medir o açúcar o mesmo recipiente que estavam as claras. Fica bem fácil.

Preparo:

Por favor, siga bem certinho esse passo a passo, pois depois fica bem certinho. Vou encher de dicas, tá?

Misture as claras e o açúcar ainda fora do fogo, para que homogenize bem.IMG_3938IMG_3939

Coloque no fogo mexendo SEMPRE. Caso pare de mexer, as claras cozinham. Não queremos isso.

.IMG_3942

Quando estiver em ponto de mamadeira de bebê, desligue o fogo e ponha imediatamente para bater.

.IMG_3944

O que é ponto de mamadeira de bebê? Quando está um morninho quente.

Agora o pulo do gato! Deixe batendo até o bol da batedeira ficar frio. Mesmo que pareça estar pronto, siga batendo até esfriar

.IMG_3947

Caso desligue antes do tempo a chance das claras dessorarem no calor é bem grande.

IMG_3949

No final da batida pode-se acrescentar corantes. Tanto o veludo, quanto o gel ficam super legais. Não gosto muito dos líquidos, mas dá também.

Depois é só confeitar a vontade!

IMG_3952

Ahhh… O legal é fazer o teste para ver se foi feito corretamente. Para isso tem que virar o bol em cima da sua cabeça. O Marshmellow não pode cair!

 

Publicado em 1 comentário

Cuca Cremosa (Bolo Colonial)

Mesmo sendo gaúcha, fui aprender essa receita maravilhosa de cuca com uma paulista, há uns 15 anos atrás. Ela chamava de Cuca Cremosa. Mas vi que está rolando na Internet a querida cuca com o nome de Bolo Colonial.
Independente do nome usado, o resultado é delicioso!

Vale a pena e é super rapidinha de fazer. Meu único problema é esperar esfriar para desenformar. Dá vontade de sair comendo na hora!

Ingredientes:

Creme
1 caixa de leite condensado
a mesma medida de leite (integral, por favor!)
2 gemas
2 colheres de farinha de trigo
1 colher de requeijão ou de 2 de nata (ou creme de leite)

Para o crumble (farofinha)
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
100g manteiga (ou margarina culinária uso geral)
1 ovo inteiro

 

Coloque em uma panela (sempre quanto mais grossa, melhor), em fogo médio, o leite condensado. Utilize a mesma caixinha para medida do leite.

IMG_2111IMG_2113

Acrescente duas colheres de farinha de trigo. E duas gemas. IMG_2118

Mexa até engrossar. Quando já estiver bem grossinho, coloque o requeijão (ou nata/creme de leite). Eu usei requeijão, pois queria o gostinho do queijo.

IMG_2122

Reserve.

Enquanto isso faça o crumble, a famosa farofinha das cucas gaúchas.

Coloque em uma tigela 2 xícaras de farinha de trigo, 100g de manteiga ou margarina uso geral (eu usei a margarina, que eu amo)

.IMG_2125IMG_2124

Uma xícara de açúcar e 1 ovo inteiro.

IMG_2126

Tem receitas que pedem 1 colher de sopa de fermento química. Eu fiz com e sem. Prefiro sem, pois como a farofa é muito pesada, não cresce mesmo e acaba deixando o gosto alcalino do fermento. Vai do gosto do freguês.

Mexa a mão, em movimento de pinça, formando as pelotinhas.

IMG_2129[1]IMG_2130[1]

Unte uma forma (eu uso o solta fácil).IMG_2134

Coloque a metade da farofinha.

IMG_2140

Coloque o creme no meio e depois o restante da farofinha.

IMG_2146[1]

Leve ao forno previamente aquecido, em 200graus (média) até a farofinha estar dourada (uns 20 minutinhos)

IMG_2166[1]

Ela sai linda e cheirosa!

IMG_2168[1]

Agora…Conselho de amiga… Não deixe que ninguém te convença que não tem problema comer quente. Não é esse o caso! O problema que, como a base e a cobertura são farofinhas, se desenformar quente vai quebrar!

Eu cedi a pressão e desenformei morna… Mas não demorou muito para ela sumir completamente, fazendo que os argumentos dos apressadinhos prevalecessem! 😉

 

Publicado em 4 comentários

Chantininho

Colocar emulsificante em cobertura de bolos é mais antigo do que andar pra frente, hehehe.

Mas agora batizaram a criança! O nome ficou Chantininho.

É uma receita muito simples. A diferença de bater com o emulsificante é que fica firme, rende mais do que o normal e dá um brilho inconfundível.

Só não pode pesar muito na mão, pois senão o gosto do emulsificante, que é bem marcante, acaba prevalecendo.

Receita:

Bata na batedeira 1 litro de chantilly (que estava 12h na refrigeração) até dar o ponto de bico.
Em seguida coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher rasa de sopa de emulsificante e 8 colheres de sopa de leite em pó. Bata novamente. Caso necessite o glacê colorido, use o corante em gel.

Pode-se usar menos emulsificante, se quiser ou até mesmo não colocá-lo.  Mas para dias quentes ou úmidos faz uma diferença incrível!