Publicado em Deixe um comentário

Funil Cake

Aprendi a fazer essa receita nos Estados Unidos. Por lá em feiras e  parques de diversão são mega populares. Seria como o crepe e o churros por aqui.

Junta duas coisas deliciosas: uma massa frita, que lembra um bolinho de chuva, com sorvete (ou polpa de frutas) e chantilly… não tem como ficar ruim, né?

Abrasilerei parcialmente  o nome (o original é “Funnel Cake”) por conta e risco. O nome de funil é porque lá a massa é colocada dentro de um tipo funil para sair bem fininha ao fritar. Fazendo vários montinhos que formam o “bolo”.

Receita:

Ingredientes:

1 1/2 copo de leite integral (350ml)

2 ovos inteiros

2 copos de farinha de trigo (250g)

1 colher de chá de fermento químico (3g)

1 colher de sopa de açúcar

1 pitada de sal

1/2 colher de chá de canela em pó (1g)

3/4 copo de açúcar de confeiteiro (90g)

óleo para fritar

Preparo:

Bata os ovos, leite, fatinha, fermento, sal, canela, açúcar com fouet ou no liquidificador. Ficará uma massa bem líquida.

Coloque em uma bisnaga (dessas de mostarda). Aqueça o óleo bem antes de começar. Com cuidado, vá espalhando a massa de dentro para fora da panela, fazendo uma espiral. Deixe o mínimo possível de frestas. O ideal é que fique do tamanho de um prato de sobremesa (15cm de diâmetro).

Frite até dourar os dois lados (use uma espátula para virar).

Remova da frigideira e coloque sobre um papel toalha para escorrer todo óleo.

Polvilhe o açúcar confeiteiro. Sirva quente, acompanhado por sorvete, chantilly ou polpa de frutas e chantilly, ou até purinho. De qualquer maneira fica fantástico!

Usa-se cobertura de sorvete para a decoração.

Dica: Dá para usar o os aros de 15cm dentro da frigideira para ficar todos bem padronizados.

 

 

 

 

 

Publicado em 1 comentário

Quindim – receita e dicas preciosas

Buscar pela receita perfeita é uma das coisas que eu mais gosto de fazer.

Testo uma, duas, três… às vezes a exaustão! Mas é muito legal quando chego no resultado final. Até lá vejo os erros e acertos e anoto tudinho que pode dar errado e aquelas sacadas geniais. Até porque receitas é a coisa mais fácil de encontrar no Google, mas as dicas… cadê elas?

Desta vez fui atrás do quindim perfeito. Foram poucas vezes até chegar a perfeição. Mas insisti, para ver se dava certo mesmo ou se foi só “sorte”.

Quindim há várias receitas. Essa é a minha, um compilado de receitas:

100g coco seco (ralado médio)

1 copo de leite

50g manteiga derretida

350g açúcar refinado

15 gemas

suco de meio limão

glicose

manteiga e açucar para untar as formas OU spray desmoldante

Preparo:

Peneirar as gemas para sair a pelezinha. Misturar com uma colher, o coco, leite, a manteiga, o açúcar, as gemas e o limão.

Deixar descansando por 30 minutos fora da geladeira.

Untar as forminhas com manteiga e açúcar ou spray desmoldante. Pingar uma gotinha de glicose.

Dar uma nova misturada e colocar nas forminhas. Não coloque a mistura até a borda. Coloque as forminhas em uma assadeira e prepare um banho maria morno/quente.

Levar ao forno médio/alto por 40 minutos ou até o coco estar todo em cima das forminhas, já douradinho.

Desenformar quando estiver morno a frio.

Dicas? Agora sim! Muitas!

*Peneirar as gemas é super importante.

A gente sabe que quindim é a base de ovos, mas aquele gosto de galinheiro na boca não dá, né? Para tirar esse gosto tem que tirar a película da gema e para isso só peneirando

*Esterilize os ovos

Salmonela de presente nem pensar, né? Mesmo que as gemas irão ser cozidas eu prefiro não arriscar quem come meus doces. Esterilizar os ovos é muito fácil. Coloque os ovos imersos em uma solução de água com clorofina´por 15 minutos. Use essa proporção: para cada 1 litro de água, 2 colheres de sopa de água sanitária.

*Àgua do banho maria é morna para quente

Se colocar a água fria, o forno vai ter que começar a aquecer a água para só então começar a cozinhar os quindins. Se colocar a água morna/quente a ação do cozimento é muito mais rápida e eficaz.

*Manteiga e açúcar ou glicose?

A glicose faz aquele brilho único! Mas faz uma espécie de caldinha branca ao desenformar (eu amo). Mas não se deixa de fazer quindim se não a tiver, Pode substituir por Karo. Ou untar com muito açúcar.

Mesmo que use a glicose, é importante untar com manteiga ou o spray desmoldante (que eu prefiro por ser mais prático), para não correr o risco de quebrar o seu quindim ao desenformar.

*Desenformar morno a frio

Se for verão ou se a sua cidade for em lugar quente, pode desenformar frio (mas não coloque na geladeira antes de desenformar). Em lugares frios, deixe só amornar.

Porque? O quindim quente ainda está cremosão, mas não absolutamente compacto. Desenformar quente é um risco para quebrá-lo. Não que obrigatoriamente quebrará, mas para que correr o risco se pode fazer certinho, né?

Se o quindim por algum motivo esfriou e ficou difícil de desenformar. Coloque água morna em uma assadeira e deixe as forminhas com o quindim alí a medida que for desenformando. Geralmente gruda pela caldinha do açúcar ou da glicose.

*Geladeira depois de pronto

Depois de pronto, coloque em uma renda de doce plástica (também chamada de fundo rendado) e só então no pelotine (também chamado de forminha de papel). O quindim é gosmentinho (delícia!), então colocar direto no papel vai fazer maior lambuzo.

*Tempo de forno pode variar

Depende do tamanho da sua forma e a temperatura do forno. O ideal é perceber se o coco já está na superfície e dourado

*Pode substituir alguns ingredientes

Se gosta de sabor acentuado de coco, pode trocar o leite por leite de coco. Uma garrafinha de 200ml fica perfeita em substituição ao leite usado nessa receita.

Pode usar coco fresco. Fica uma delícia também.

Já fiz até quindim sem coco para uma gravidinha alérgica.

*Ovos da Colônia fazem quindins alaranjados

Na loja vira e mexe aparece gente pedindo corante para por nos quindins. Até existe o corante amarelo gema, mas é tão melhor usar ovos da colônia! Porque não é só a cor, é o sabor que fica completamente diferente. Vale a pena investir um dinheirinho a mais e fazer com esse tipo de ovos.

O que me leva ao tópico…

*Use ingredientes de qualidade

Para mim, isso é um mantra! Se é manteiga que a receita pede, é manteiga, não margarina. Dá para trocar? Pode, sim. Mas a qualidade de algo feito com um tipo de ingrediente, não fica a mesma com substituições mais baratas.

*Pode saborizar o quindim

A partir da receita base, original, que coloquei aí em cima, pode usar variações de sabores.

Pode fazer:

Quindim de chocolate: Acrescenta-se meia xícara de cacau em pó

Quindim de café: Acrescenta-se 1 colher de sopa de café solúvel

Quindim de morango, maracujá, frutas vermelhas, banana, abacaxi: Acrescenta-se 1 colher de sopa rasa de pó para sobremesa Mavalério do sabor desejado

Pode-se usar as pastas ssaborizantes também.

Eu gosto do tradicional, mas tem para todos os gostos.

*Glicose grude grude

A glicose é bem peguenta. Para deixá-la mais líquida e fácil de usar, coloque o pote dela no microondas por alguns segundos para aquecer.

*As formas mais altas fazem quindins mais bonitos

Não tem jeito, até dá para usar as formas de empadinha, mas para ficar bonito e vistoso, tem que fazer os quindins em forminhas próprias para quindim ou usar forminhas de cupcake, petit gateau. O resultado é completamente outro visualmente falando.

Bom… espero que com todas essas dicas, tu faças um quindim bem lindo e gostoso! Beijos, Adri!

 

 

Publicado em Deixe um comentário

Muffins Macios

Pensa em uma coisa boa! Multiplica!

Esses pequenos bolinhos, apesar de as vezes terem aspecto de mais durinhos, são super macios!

Mas porque não chamá-los de cupcake?

Vamos lá:

  • Muffin não tem coberturas! O diferencial do Muffin é ser gostoso. Ponto! Nada de coberturas exuberantes (nem mesmo eu que amo um glitter caio na tentação de colocar um brilho em um muffin)
  • Muffin sempre é acompanhado de ingredientes saudáveis: aveia, iogurte, frutas são variações de muffins
  • A gordura empregada sempre é de forma líquida, mesmo a manteiga, que deve ser derretida previamente
  • Muffin é batido a mão! Isso mesmo! Nada de batedeiras!
  • Por ter ingredientes mais saudáveis e não usar a batedeira, geralmente são mais densos que os cupcakes.

Muito bem…nota 10 na explicação e a receita? Vamos lá! Essa eu adaptei da famosa Larousse. Fica escandalosamente deliciosa:

Ingredientes:

30g de manteiga derretida (use manteiga, não margarina e derreta no micro)

1 ovo

8 colheres de sopa de açúcar

150g creme de leite fresco (aqueles da garrafinha)

120g farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher de sopa rasa de fermento

70g de frutas ou sementes

Preparo:

Bater com um fouet o ovo com o açúcar até ficar clarinho. Ir acrescentando, aos poucos e alternadamente a manteiga derretida e o creme de leite fresco. Lembre que o creme de leite aera ao ser batido, então guarde a força do seu bíceps para quando chegar a vez dele ser colocado.

Após a mistura dos líquidos estar homogenizada, coloque a pitada de sal, o fermento e a farinha peneirada (eu gosto de peneirar enquanto estou colocando na massa).

Por último coloque as frutas ou sementes. Depois de acrescentar as frutas leve imediatamente ao forno.

Se quiser usar frutas congeladas fique a vontade! Morangos, framboesas, mirtilos congelados ficam deliciosos em muffins. O truque para eles não descerem é passar antes em um pouquinho de farinha.

Frutas frescas que ficam uma delícia: maçã, maçã, maçã. Eu já falei em maçãs? Brincadeira… pode usar também uvas pretas, passas,  banana, ameixa seca e frutas cristalizadas,(ops… essas não são frescas!) A regrinha de usar um pouco de farinha também vale aqui.

Sementes: papoula, caju, amendoim (esse eu acho que rouba muito o gosto, mas dá também), gergelim. Não precisa passar na farinha.

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a massa em pelotines (coloque um pouquinho a mais da metade da forminha)  e posteriormente nas forminhas de metal para contenção da massa. Leve ao forno por 25 minutos.

Rende entre 6 e 9 muffins.

 

Publicado em 28 comentários

Merengue Suíço – Marsmellow

O Merengue Suíço, também conhecido como Marsmellow é um glacê extremamente versátil e muito fácil de fazer.

Fazendo direitinho, ele não dessora, não cai. É perfeito para coberturas de bolo, de cupcakes, acompanhamento de sorvetes, cheesecakes.

Ingredientes:

1 medida de claras

2 medidas de açúcar refinado

Como assim? Explico…

Nem todo ovo tem o mesmo tamanho, certo? Então não se deve medir por quantidade de ovos. Como esse merengue pede precisão, vamos usar medidas.

Por exemplo: para 100g de claras, 200g de açúcar

Ou melhor… 1 xícara de claras, 2 xícaras de açúcar

Eu usei 1 potinho de claras e 2 potinhos (na mesma altura) de açúcar.

IMG_3936

Geralmente uso para medir o açúcar o mesmo recipiente que estavam as claras. Fica bem fácil.

Preparo:

Por favor, siga bem certinho esse passo a passo, pois depois fica bem certinho. Vou encher de dicas, tá?

Misture as claras e o açúcar ainda fora do fogo, para que homogenize bem.IMG_3938IMG_3939

Coloque no fogo mexendo SEMPRE. Caso pare de mexer, as claras cozinham. Não queremos isso.

.IMG_3942

Quando estiver em ponto de mamadeira de bebê, desligue o fogo e ponha imediatamente para bater.

.IMG_3944

O que é ponto de mamadeira de bebê? Quando está um morninho quente.

Agora o pulo do gato! Deixe batendo até o bol da batedeira ficar frio. Mesmo que pareça estar pronto, siga batendo até esfriar

.IMG_3947

Caso desligue antes do tempo a chance das claras dessorarem no calor é bem grande.

IMG_3949

No final da batida pode-se acrescentar corantes. Tanto o veludo, quanto o gel ficam super legais. Não gosto muito dos líquidos, mas dá também.

Depois é só confeitar a vontade!

IMG_3952

Ahhh… O legal é fazer o teste para ver se foi feito corretamente. Para isso tem que virar o bol em cima da sua cabeça. O Marshmellow não pode cair!

 

Publicado em Deixe um comentário

Chocolate Quente

Chocolate quente é uma maravilha. Quem gosta de doce, ama esse néctar dos deuses!

Existem várias receitas de chocolate quente. Essa abaixo, é deliciosa! Praticamente uma ganache diluída. Pode-se utilizar para cobertura de sorvete, de frutas (usando menos leite) ou como está aqui, para tomar.

Ingredientes:

400g chocolate ao leite (SEMPRE use os nobres, agora não é hora de usar os fracionados)

200g creme de leite (1 caixinha)

750ml de leite integral

creme de leite para chantilly

Preparo:

Derreta o chocolate (pode ser em banho banho maria ou no microondas). Acrescente de uma vez só o creme de leite e mexa bem. Aqueça o leite e vá incorporando aos poucos mexendo bem. Nessa hora pode colocar o leite conforme a utilidade deste chocolate. Se quiser como calda, use um pouco menos

.chocolate quente2

Para o chantilly, deixe o creme de leite próprio para chantilly por 12 horas no mínimo na geladeira (pode deixar mais, inclusive deixar na geladeira para estar sempre pronto para usar). Bata na batedeira até o ponto de chantilly (firme, que possa ser usado em manga de confeitar).

chantilly batido

Coloque em uma taça ou em um copo, ou caneca bem bonita, pois lembre que a gente também come com os olhos.

Pode ser decorado com raspas de chocolate, blossons, splits ou canela polvilhada.

Chocolate quente pede o uso de chocolate ao leite, mas para quem for muito fã dos meio amargos ou brancos, vale brincar um pouco e trocar o tipo do chocolate. Importante é fazer dessa experiência, um delicioso momento!

Publicado em Deixe um comentário

Casquinhas de Laranja

Essa receita é de uma grande amiga, uruguaia. Uma das melhores confeiteiras que já conheci na vida!

Chama-se Gabriela…

Essas casquinhas são feitas a partir da casca da laranja e perfeitas para comer enquanto se toma chimarrão (hello gauchada) ou café preto.

Eu amo tanto que como até com água!

A partir de agora, cada vez que comeres uma laranja, não ponha aquela maravilhosa casca fora!

Vai lá:

Ingredientes:

1kg de cascas de laranjas já picadas (eu gosto de deixar um saco zip no freezer e a medida que vou consumindo as laranjas já guardo elas picadinhas)

1kg açúcar

água quanto baste

Preparo:

Depois de guardar 1kg de casca que foram guardadas no freezer, por no mínimo uma semana (para tirar a acidez), ponha numa panela com 1kg de açúcar e cubra com água um dedo acima do volume da laranja. Deixe ferver até secar a água (vai parecer os buraquinhos de quando se faz arroz). Desligue o fogo e mexa vigorosamente. Vai começar a açucarar. Nesse momento, troque imediatamente para uma assadeira rasa. Continue mexendo para separar as casquinhas. Deixe esfriar e guarde em vidros.

Se conseguiste guardar 1kg de laranja e quer fazer logo, antes dos 7 dias, pode deixá-las em água por três dias, trocando a água três vezes por dia para tirar a acidez.

Eu ainda prefiro o saquinho…fico muito feliz quando fecha 1kg de casquinhas 🙂

casquinhas de laranja2

Publicado em Deixe um comentário

Forma Torta Suíça

O que é torta Suíça? É essa torta da foto, deliciosa.
E aqui está a receita:

Ingredientes
5 ovos inteiros
500 gr de açúcar
500 gr de farinha de trigo
200 gr de queijo parmesao(ralado)
100 de coco fino
180a200 ml de leite de coco
1 litro de leite morno
calda de caramelo para povilhar

Preparo:
Bata no liquidificador os ovos,açucar,queijo ralado,leite,leite de coco e coco fino depois acrescente a farinha de trigo e continue batendo.

Caramelize a forma de torta Suíça redonda e despeje o conteúdo batido na forma.
Aqueça o forno a 180° e asse no banho e maria por aproximadamente 40 minutos.

obs:gelado ele fica mais cremoso.

Publicado em Deixe um comentário

Torta de Sorvete

Processed with MOLDIV

1.Coloque um pote de 400g de doce de leite na batedeira (quanto melhor o doce de leite, melhor fica a receita, eu fiz com o clássico da Áurea)
2 .Com a mesma medida, coloque creme vegetal Leco
3.Bata até criar bolhas
4.Forre sua forma com filme de PVC (usei uma forma de espumone)
5.Coloque essa mistura na forma
6.Quebre alguns merenguinhos (ou suspiros para quem for de SP)
7.Acomode por cima da mistura
8.Feche com o PVC
9.Leve ao congelador (ou freezer) por 24 horas.

Processed with MOLDIV
Processed with MOLDIV

Para fazer a cobertura Eskimo:
1.Pese 100g de chocolate Inovare Caramelate (ou outro de sua preferência
2.Acrescente 100g de gordura vegetal
3.Leve ao micro-ondas por 45 segundos. Caso não tenha derretido por completo, vá derretendo de 30 em 30 segundos.
4.Reserve a cobertura, que deve estar bem líquida
5.Tire sua torta (ou picolés) do congelador.
6.Desemforme
7.Passe com auxilio de uma colher ou concha a cobertura sobre o sorvete
8.Irá endurecer instantaneamente, então nunca mergulhe seus picolés ou sorvetes no chocolate, tem que ser o contrário. Colocar o chocolate no sorvete.
9.Imediatamente coloque os demais enfeites

Processed with MOLDIV
Desfrute-a!
Publicado em Deixe um comentário

Pipoca Caramelizada

Ingredientes

200g de milho para pipoca
250g de açúcar refinado
50 ml de azeite
1 col (sopa) manteiga
1 col (café) sal refinado
1 col (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
Em uma panela média coloque o azeite e o milho. Tampe a panela e leve ao fogo médio para estourar a pipoca. Conforme a panela for aquecendo, você ouvirá o barulho do milho estourando. Não abra a panela durante esse processo, apenas dê uma leve sacudida a cada 3 minutos para que estoure bem. Ao parar de fazer barulho, desligue o fogo.
Enquanto isso, leve em uma panela grande, em fogo médio o açúcar e o sal. Com uma colher de pau, vá mexendo aos poucos, desgrudando o açúcar da panela. Assim que estiver bem derretido, adicione a manteiga. Logo em seguida, coloque o bicarbonato. Misture com rapidez e desligue o fogo. Despeje as pipocas no caramelo ainda bem quente. Vá misturando a pipoca ao caramelo. Antes que esfrie, despeje em uma forma untada com Solta Fácil.