Aprendi a fazer essa receita nos Estados Unidos. Por lá em feiras e parques de diversão são mega populares. Seria como o crepe e o churros por aqui.
Junta duas coisas deliciosas: uma massa frita, que lembra um bolinho de chuva, com sorvete (ou polpa de frutas) e chantilly… não tem como ficar ruim, né?
Abrasilerei parcialmente o nome (o original é “Funnel Cake”) por conta e risco. O nome de funil é porque lá a massa é colocada dentro de um tipo funil para sair bem fininha ao fritar. Fazendo vários montinhos que formam o “bolo”.
Receita:
Ingredientes:
1 1/2 copo de leite integral (350ml)
2 ovos inteiros
2 copos de farinha de trigo (250g)
1 colher de chá de fermento químico (3g)
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de canela em pó (1g)
3/4 copo de açúcar de confeiteiro (90g)
óleo para fritar
Preparo:
Bata os ovos, leite, fatinha, fermento, sal, canela, açúcar com fouet ou no liquidificador. Ficará uma massa bem líquida.
Coloque em uma bisnaga (dessas de mostarda). Aqueça o óleo bem antes de começar. Com cuidado, vá espalhando a massa de dentro para fora da panela, fazendo uma espiral. Deixe o mínimo possível de frestas. O ideal é que fique do tamanho de um prato de sobremesa (15cm de diâmetro).
Frite até dourar os dois lados (use uma espátula para virar).
Remova da frigideira e coloque sobre um papel toalha para escorrer todo óleo.
Polvilhe o açúcar confeiteiro. Sirva quente, acompanhado por sorvete, chantilly ou polpa de frutas e chantilly, ou até purinho. De qualquer maneira fica fantástico!
Usa-se cobertura de sorvete para a decoração.
Dica: Dá para usar o os aros de 15cm dentro da frigideira para ficar todos bem padronizados.