Dicas de Pasta Americana
Não adianta! Pasta americana é prática! Se tu brincaste de massinha quando criança já vai se familiarizar mais e quem sabe até bater um saudosismo de quando fazíamos centopeias de bolinhas. Mas não espere virar um Buddy desde a primeira vez! Repita, repita, repita.
Seguem dicas preciosas:
1.Não colocar a pasta americana na geladeira
Bolo coberto com pasta americana não vai à geladeira. Pasta americana não é compatível com umidade!
Usando o mesmo princípio, não se cobre com pasta americana bolos gelados ou que tenham muita umidade (não quer dizer que vamos fazer um bolo seco, mas não pode estar molhado).
2.Abra a pasta preferencialmente em silpat
O ideal é utilizar o silpat, pois esses tapetes de silicone não alteram a textura original da pasta. Caso não tenha, faça um trouxinha (pode usar um perfex novo) com açúcar impalpável ou amido.
Não vá usar o perfex que estava sendo usado para enxugar a pia, viu?
3.Pastas Coloridas
A Mix tem cores lindas! Mas nem sempre vai se usar 500g da mesma cor, ok? Então use e abuse dos corantes em gel. Não use corantes líquidos (olha o mantra: pasta americana não gosta de umidade).
As pastas recebem bem os corantes e maturam após secarem, então para cores claras, não use muito. O corante vai escurecer mais depois.
A pasta recebe muito bem os pós aveludados, pós de decoração tipo glitter e os pós de cobertura (dourado, prateado, perolados). Usando-os com pincel ou no aerógrafo (diluídos em álcool de cereais). Para pequenos detalhes pode-se diluir os pós no gel de brilho e usar com pincel, como se fosse uma tinta têmpera (continue matando a saudade da infância). Para esse uso de corantes de superfície, espere 30 minutos após cobrir seu bolo, pois usando-os imediatamente após a cobertura, a tendência é que “suguem” o corante, pois a pasta ainda estará levemente úmida.
4.Tampe sua pasta
A pasta americana resseca ao contato com o ar. Mantenha sempre fechadinha, com o mínimo de ar possível. Ela vai tomando forma depois de 30 minutos. Ou seja, depois deste tempo voltar a manuseá-la vai deixar aspecto de rachado.
5.Sobras podem e devem ser utilizadas
Guarde separadas por cores, usando o princípio de menos ar possível e fora da geladeira. Quando for reutilizar, amasse bastante. Se ainda assim estiver muito dura, aqueça no micro-ondas por 5 segundos. Siga amassando.
Se virou pedra, esqueça. Pegou ar e não voltará a ter maleabilidade.
6.Cole com CMC
O CMC é a colinha da pasta americana. Para grudar uma peça na outra use ele diluído em água. A clara de ovo também faz a função de cola, porém como se usa crua, a chance de uma contaminação por salmonela é existente, não vale a pena. A proporção é de 100ml de água para 1 colher de chá de CMC.
Para colar a pasta no bolo use doce de leite, geleias, ganache ou algum creme consistente.
7.Use rolo e pá alisadora de PVC
Eles são bem baratos e não grudam na pasta. Os de madeira podem deixar frisos na pasta.
- Não abra demais
A pasta americana muito fina rasga ou gera rachaduras. Uns 5mm são o ideal.
- Não use água para tirar as rachaduras
Demorou com sua pasta aberta? Ficou fina demais? Rachou? Não vai usar água para tentar fazer o remendo. Piora ainda a situação. O negócio é esfregar com a pá alisadora delicadamente. No máximo dê uma “sujadinha” com os dedos em manteiga, passe levemente por cima do problema e siga com a pá alisadora…d-e-l-i-c-a-d-a-m-e-n-t-e.
- Chantilly não pega em pasta americana
Para fazer as decorações, use glacê real!