Publicado em Deixe um comentário

O que aconteceu com o meu cupcake?

Porque o pelotine (como chamamos as forminhas de papel) não fica grudadinho no cupcake?

A principal causa é a umidade. Ela pode aparecer de diversas formas. Verifique onde pode ser a causa do seu mal:

  • Forminhas de qualidade – Invista em forminhas de qualidade! A velha máxima que o barato sai caro é verdade até na área das forminhas!
  • Tempo de forno – Um motivo comum é a massa ainda estar muito úmida por não ter assado completamente. Deixe os cupcakes no forno pelo tempo necessário até que assem direito. O contrário também é ruim. Um cupcake seco adere menos à forminha
  • Assadeira/Formas de contenção molhada/oleosa – Os pelotines umedecem com a água/óleo presente na assadeira ou nas forminhas de contenção e acabam se abrindo. Quanto mais secos, melhor! Tanto a forma de papel (pelotine), quanto as assadeiras e formas de contenção (aquelas forminhas que colocamos o cupcake dentro para assar e não sair esgamelado)
  • Massa muito úmida – Em alguns casos, uma massa muito “molhada” por afetar a forminha causando a separação. Nesse caso a umidade vai de dentro para fora
  • Armazenamento – A maior causa do problema! Deixar os cupcake em recipiente abafado ainda quentes, a umidade vai fazer seu trabalho. O ideal é sempre tirar os cupcakes do forno assim que estiverem prontos.
  • Umidade no ambiente – Se o dia estiver úmido, pode amolecer a forminha, contribuindo para a separação;

Dica:

Pode-se usar dois pelotines no seu cupcake. Além de só a de fora desgrudar, a cor do pelotine também fica mais bonita

 

Deixe um comentário