Publicado em Deixe um comentário

Struffoli

O que é e como se faz Struffoli?

Este bolo de mel tradicional italiana, ou “bolas de mel”, como também é conhecido, é servido na época do Natal. Normalmente, as bolas são empilhadas em um monte em forma de árvore, mas você pode moldar-los em uma coroa também.

Aqui vai 2 receitas (uma assada e outra frita)

Receita 1 – Assada (tipo patachou)
Ingredientes

2 xícaras de água
1 xícara de margarina
1/4 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo peneirada
10 ovos grandes
2 xícaras de mel
Decorações opcionais, tais como: confeitos, frutas cristalizadas, caju, amendoim, nozes ou amêndoas torrados e picados.

Preparação

Pré-aqueça o forno a 350 ° F. Graxa duas assadeiras ou linha-los com papel manteiga.

Coloque a água, margarina e sal em uma panela grande e leve para ferver. Retire do fogo e deixe descansar. Misture a farinha e misture bem. Retorne a panela ao fogo médio, mexendo sempre, até a mistura começar a formar uma bola e puxar longe dos lados da panela. Isso deve levar cerca de 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar na panela.

Adicione os ovos à mistura, uma de cada vez, e bater utilizando uma mistura eléctrico ou uma colher de madeira – o batimento tem de ser vigorosa, para incorporar integralmente os ovos. Quando todos os ovos são incorporados, coloque a mistura em um saco de confeitar e tubulação de bolinhas para as folhas de massa; as bolas deve ser do tamanho de bolas de gude, ou apenas um pouco maior. Se você não tem um saco de confeitar, você pode colocar a massa em um saco plástico lacrado e cortar a ponta Asse por cerca de 25 minutos, ou até que doure. Remover as bolas do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Enquanto isso, em uma panela grande, aqueça o mel até ferver. Deixe ferver por 5 minutos, mas não deixe o fogão e ter cuidado para que ele não transbordar. Se ele começa a ferver, abaixe o fogo. Mergulhe os puffs no mel. Você pode jogar 10-12 bolas de uma vez. Certifique-se de que estejam uniformemente revestido em mel, em seguida, colher-los com uma escumadeira e coloque-os em um prato.

Depois de todas as bolas terem sido mergulhado e removido, você pode molhar as mãos e começar a trabalhar em seu lado artístico. Tome as bolas e formá-los em um monte ou uma coroa de flores no outro prato limpo. Em seguida, terminar a obra-prima com alguns toques decorativos como granulado ou frutas cristalizadas.

Receita 2 – frita

Ingredientes
2 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de rum (limoncello, conhaque ou cachaça)
2 colheres de manteiga
Raspas de 1 limão
1 2/3 xícara de chá de farinha de trigo peneirada (ou que baste)

1) Bata com um garfo os ovos, o açúcar, o rum (limoncello, conhaque ou cachaça) e a manteiga. Acrescente as raspas de limão e o fermento em pó, mexa bem. Vá juntando a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar, fica uma massa lisa e brilhante. Deixe descansar coberta na geladeira por meia hora pelo menos.

2) Abra a massa em rolinhos compridos com 1 cm de diâmetro, como nhoque, e corte a espaços de 1 a 1,5 cm. Depois de cortar todos, enrole levemente só para deixar redondinho. O ideal é que não faça muito grande, porque eles crescem depois de fritos.
3) Frite em óleo quente. Se precisar deixe em fogo médio ou baixo. Vire sempre as bolinhas, até dourar. Escorra e reserve.
Calda
1/2 xícara de mel
raspas de laranja e confeitos

Finalização
Regue as bolinhas e arranje-as sobre um prato em forma de pirâmide ou coroa. Derrame mel várias vezes sobre as bolinhas, elas ficam crocantes por fora e absorvem o mel. Sirva no final da ceia, com o cafezinho.
Dica: dá para fritar tudo com antecedência. É só guardar em recipiente fechado.

Deixe uma resposta