Publicado em Deixe um comentário

Maçã do Amor

INGREDIENTES

1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher (chá) de cremor de tártaro – para não melar
corante vermelho (pó ou líquido) -só não o veludo para não deixar as maçãs opacas
12 maçãs bem secas e sem machucados (pequena/média)
palitos de sorvete ou garfos de madeira

MODO DE PREPARO

Maçãs:

  1. Limpe as maçãs com pano seco.
  2. Espete-as com 1 ou 2 palitos

Calda:

Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela, mexa apenas enquanto não foi ao fogo, pois após colocar aquecer, se mexer, carameliza a calda.
Até a fervura, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para médio. Até o ponto de Bala Dura. Bala Dura é o ponto da calda que, em um recipiente com água fria, se forma uma bolinha rapidamente, ou mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos e solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada, ou silpat ou ainda a folha teflonada antiaderente. Caso tenha um termômetro é bem mais fácil, é só deixar a calda aquecer até 150°C.
Passe as maçãs nesta calda o mais rapidamente possível, já fora do fogo. ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai naturalmente endurecendo. Caso queira por confeitos, esse é o momento!
Após esfriarem, embrulhe com saquinhos de celofane bem mais largos do que a maçã ou sacos sanfonados (ficam mais bonitos). Vire o saquinho do lado do avesso e vista-o na mão como uma luva. Segure a maçã pelo palito com a outra mão e “vista” o saquinho nela rapidamente, cuidando para não grudar nas laterais.
Receita by Adri (aprendi com o pessoal de circo, que tem as melhores maçãs do amor do mundo!)
Deixe uma resposta